O Amadora Fado regressa à Amadora entre os dias 10 e 12 de outubro. Traz ao Cineteatro D. João V a jovem artista Cristina Clara, e os Recreios da Amadora recebem a voz intimista de Matilde Cid e um dos mais carismáticos e genuínos fadistas da atualidade, Hélder Moutinho.
Organizado pela Câmara Municipal da Amadora, o 12.º Amadora Fado mantém a aposta em reunir artistas promissores e vozes consagradas do Fado, homenageando este género musical exclusivo e típico português, considerado um símbolo e património nacional.
O Amadora Fado, ao longo das suas onze edições, tem vindo a apresentar, lado a lado, nomes firmados, como Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Fábia Rebordão ou Cristina Branco, a par de jovens revelações como Teresinha Landeiro, Sara Correia, Beatriz Felício ou Maura, provando que o fado é uma expressão musical intemporal e que não conhece barreiras geracionais.
Cristina Clara
Cristina Clara é dona de uma voz e interpretações arrebatadoras.
Em 2023 fez enorme sucesso com as suas apresentações no Santa Casa Alfama e no Há Fado no Cais. É extremamente versátil nas apresentações que faz com o fado, mas indo ao encontro de outros género
É difícil enquadrar Cristina Clara num género único. O interesse por criar pontes entre diferentes universos musicais, reflete o desejo desta jovem artista de promover a partilha e a integração de outras realidades e culturas.
Aqui se encontram músicas com raízes no jazz e na música popular portuguesa e brasileira. Esta é também a história da cultura popular; esta forma portuária de criar, dando.