Diversidade cultural e gastronómica de diversos países representada no Seixal
A cultura e a gastronomia de Moçambique, Paraguai, México, República Popular da China e muitos outros países vão estar representadas no 16.º Encontro Intercultural Saberes e Sabores, que irá decorrer de 2 a 6 de abril, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, no concelho do Seixal. Exposições alusivas aos temas da paz e interculturalidade, bem como showcooking de gastronomia de diversas geografias vão fazer parte do programa deste encontro, cujo objetivo é celebrar a diversidade cultural do município do Seixal.
Sarabudja, chocolate do Dubai com recheio de pistachos, izaquente de açúcar, caril de bacalhau à moçambicana, tagine de pescada com amêndoas e pastéis de farinha de milho são as especialidades que os visitantes poderão apreciar no showcooking. Os visitantes terão também a oportunidade de participar em atividades de expressão artística de caligrafia árabe e chinesa.
De salientar que o tema principal desta 16.ª edição será a «Paz», integrando as comemorações dos 51 anos do 25 de Abril e ressaltando a importância dos laços de solidariedade.
A abertura oficial será no dia 4 de abril, sexta-feira, às 19 horas, com um desfile intercultural de rua e a abertura da feira.
O Encontro é promovido pela Câmara Municipal do Seixal em parceria com a Junta de Freguesia de Corroios, o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e várias associações, como a Associação Kamba, ANALP, Associação Potu Betu, Associação de Guineenses do Concelho do Seixal, AAGA, Associação Juntos Sem Fronteiras, Associação Cabo-Verdiana do Seixal e Associação Despertar Emigrantes. Paralelamente, também estarão nos standes de gastronomia o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Arrentela (Centro Comunitário de Arrentela), Lions Club e Casa Árabe.