O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe, entre os dias 20 de fevereiro e 1 de março (de quinta-feira a sábado), às 21h30, o espetáculo teatral «A Purga do Bebé», levado ao palco pela companhia Teatro da Terra e com encenação de Maria João Luís.
A peça, que consiste na mais recente criação da companhia seixalense, dirige-se a maiores de 12 anos e apresenta uma farsa curta, mas brilhantemente elaborada, que mostra o talento de Feydeau a transformar a vida quotidiana em comédia de mal-entendidos e situações absurdas.
«Na peça, as situações cómicas são exacerbadas por diálogos rápidos e personagens caricatas, revelando as neuroses e os dilemas da sociedade, explorando temas como o casamento e a desordem emocional, tudo num tom leve e divertido».
«A Purga do Bebé» gira em torno de um casal, Follavoine e Julie, que se prepara para uma importante reunião de negócios. Follavoine tenta garantir um contrato para fornecer penicos ao exército francês e convida para sua casa um funcionário do governo, para discutir o acordo. No entanto, a sua vida doméstica está um caos porque o seu filho bebé está constipado e recusa-se a tomar o seu laxante. Enquanto Follavoine tenta, freneticamente, manter a ordem e impressionar o seu convidado, Julie está igualmente ansiosa para fazer o bebé tomar o remédio. A situação transforma-se numa série de mal-entendidos hilariantes e discussões entre o casal, culminando numa resolução caótica e barulhenta, típica do estilo das farsas de Feydeau.
Ficha Artística:
Encenação – Maria João Luís
com: Filipe Gomes, Joana Campelo, Márcia Cardoso, Paulo Duarte Ribeiro, Rodrigo Saraiva, Sílvia Figueiredo, Tadeu Faustino
Tradução – José Martins
Cenografia – Ana Teresa Castelo
Figurinos – Cláudia Ribeiro
Desenho de luz – Pedro Domingos