A Câmara Municipal de Odivelas pretende assinalar de modo particularmente especial as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos com uma exposição composta por diversos exemplares da imprensa diária de Lisboa, publicada entre 1974 e 1976, que abordam o 25 de Abril de 1974 e o período imediatamente subsequente, caracterizado pela transição para a democracia.
Os seus conteúdos contribuem para a compreensão de um período marcado por transformações profundas na sociedade portuguesa, e reflete alguns dos aspetos mais relevantes ocorridos a partir do dia em que o regime ditatorial foi derrubado pela ação do Movimento das Forças Armadas.
Os exemplares selecionados para a exposição abarcam, entre outros, a Revolução e as movimentações militares e políticas, a rendição da PIDE/DGS, a libertação dos presos políticos, a primeira comemoração do dia 1 de maio em liberdade, a descolonização e a independência das colónias, as primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte e a aprovação da Constituição da República.
O 25 de Abril de 1974 foi um dos factos mais marcantes e decisivos da história mais recente de Portugal, ao proporcionar, através da ação concertada do Movimento das Forças Armadas, a transição de um regime ditatorial de quase meio século para uma democracia. Por essa razão, é um acontecimento que se reveste de uma elevada importância, do ponto de vista simbólico, para a memória coletiva dos Portugueses.
A possibilidade de realizar a exposição tornou-se possível a partir do momento em que foi doado à Câmara Municipal de Odivelas um conjunto de 26 volumes encadernados de diversa imprensa diária de Lisboa, publicada entre 1973 e 1977, o qual passou a integrar o seu acervo documental em outubro de 2022.