De 5 a 15 de setembro, o Município da Amadora comemora o seu 45º aniversário com o Amadora em Festa, um programa de iniciativas culturais (música, dança e arte), desportivas e recreativas, que refletem o dinamismo e a vitalidade da primeira cidade erguida no Pós 25 de Abril.
No dia 14 atuam Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, e a banda Cara de Espelho, que junta membros de diversas bandas portuguesas.
Cara de Espelho
Cara de Espelho reúne seis ilustres figuras da música portuguesa: Pedro da Silva Martins (autor e compositor de Deolinda, Ana Moura, António Zambujo, Lena d ́Água), Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa, José Afonso, Fausto, GAC), Nuno Prata (Ornatos Violeta), Luís J Martins (Deolinda, António Zambujo, Cristina Branco) Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, David Fonseca, Humanos, Deolinda) e Maria Antónia Mendes (A Naifa, Señoritas).
Em janeiro de 2024 editaram o seu primeiro álbum. A música popular portuguesa ganhava então um novo projeto com uma sonoridade muito original, que mistura tradição com contemporaneidade.
Ao vivo, além dos temas que compõem o disco Cara de Espelho, a banda apresenta temas inéditos, com forte inspiração nos grandes intérpretes nacionais como Sérgio Godinho, Fausto ou José Mário Branco.
Carlão
Sob o pseudónimo Pacman, Carlão foi um dos vocalistas e o principal letrista dos Da Weasel, a mítica banda de Almada.
Em 2014, com Fred Ferreira e Regula, grava o disco “5-30”. Em 2015, ano em que completou quarenta anos de idade, editou um álbum em nome próprio justamente intitulado “Quarenta”, e o sucesso do primeiro single “Os Tais”, tornou-o requisitado para uma intensa agenda de concertos. Em 2016 lança (em edição digital) o EP “Na Batalha”. Com Boss AC criou o tema-genérico do programa “E Se Fosse Consigo”, de Conceição Lino.
Em Setembro de 2018 edita o álbum “Entretenimento?”, com participações de António Zambujo, Manel Cruz e Slow J, entre outros no alinhamento, que também conta com três singles anteriormente lançados: “Agulha No Palheiro”, “Viver Pra Sempre” e “Contigo”.
No verão de 2019, surge “Bandida”, um single que marca uma nova colaboração entre os irmãos Nobre, ficando a letra a cargo do Carlão (Carlos Nobre) e a composição e produção da responsabilidade de João Nobre.
No início de 2020, lança o single “Assobia Para o Lado”, uma canção luminosa e positiva que, no fundo, chama a atenção para o lado bom da vida e se transformou num verdadeiro sucesso nas rádios nacionais.
Ao longo do ano, celebra a colaboração com outros músicos, em canções como: “A Noite” de Stereossauro, com Marisa Liz, “Me Domina”, de Blaya, e “Bom Rapaz”, dos Quatro e Meia.
Inicia também um projeto muito especial com a dupla Beatbombers (Dj Ride e Stereossauro), lançando o tema “Aviões”.
Em 2022, colabora nas músicas “Nada a Perder”, de Fernando Daniel, e “Precipícios”, de Carolina Deslandes.