O novo espaço Conta-me Histórias, criado no seio do Museu de Almada, apresenta a exposição Aqui se escreve… Memorial do Poder Local Democrático. Este espaço tem como objetivo dar a conhecer peças significativas, mas pouco conhecidas, das coleções dos Museus de Almada. Pretende-se assim colmatar a lacuna subjacente à vida de qualquer museu e que se prende com a impossibilidade de dar a conhecer, de modo integral, as peças que integram as coleções.
Todavia, a necessidade de divulgar objetos que ilustram um passado comum, a par da sua conservação e estudo, é tão premente como a necessidade do retorno, já que foram várias as mãos, em diferentes tempos, que contribuíram e contribuem ainda hoje para a constituição das coleções dos Museus. Neste espaço pretende-se assim dar a conhecer histórias sobre a agricultura, mas também sobre a indústria, corticeira e naval, mas também sobre o comércio, o associativismo, as artes e o lazer.
«Aqui se escreve… Memorial do Poder Local Democrático» é o novo tema deste núcleo expositivo que, no contexto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, apresenta desta vez o Memorial do Poder Local Democrático, da autoria de Rogério Ribeiro, implantado no Jardim do Museu de Almada – Casa da Cidade. Inaugurado em 2005 por ocasião dos 30 anos do Poder Local Democrático, o Memorial encontrava-se em adiantado estado de degradação, tendo sido decidido promover o seu restauro. Com este projeto expositivo pretende-se refletir sobre o programa artístico e os valores que o mesmo traduz, bem como as técnicas usadas na sua beneficiação, devolvendo-o na sua plenitude à comunidade.