Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

As Aves

As Aves, é uma peça de repertório clássico ocidental, que resulta de uma coprodução das Comédias do Minho com a mala voadora.

.A comédia, com um forte sentido crítico em relação aos «males de Atenas», é considerada a obra-prima de Aristófanes.

A narrativa assenta na capacidade de persuasão que um humano — Pistetero — tem sobre as aves, levando-as a concretizar os seus desejos. Aves do campo, aves da montanha, aves das árvores, aves das correntes de água, pântanos e mares — todas são levadas por Pistetero a edificar uma cidade que paira no céu. A cidade começará a rivalizar com o Olimpo e acabará por derrotá-lo e substituí-lo, e Pistetero, ele próprio transformado (travestido?) em ave, torna-se a divindade suprema, no lugar de Zeus.

A peça tem uma forte componente musical, não apenas por incluir o tradicional coro síncrono na locução das palavras e algumas canções, mas pela imitação das aves que permite; e inclui momentos de dança.

Ficha técnica:

mala voadora e Comédias do Minho. Texto de Jorge Andrade, a partir de Aristófanes; direção de Jorge Andrade, com assistência de Maria Jorge; com Cecília Matos Manuel, Cheila Pereira, David Pereira Bastos, Luís Filipe Silva, Maria Jorge, Pedro Moldão, Sara Costa e Tiago Barbosa.

Actualizado a 10/07/2025
To top