Passados 19 anos da estreia de “As palavras não ditas.2”, no CCB (coprodução Goethe Institut Lissabon, CCB), a coreógrafa Nélia Pinheiro remonta a obra para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A versão de 2024 adquire o título “As palavras não ditas.2” e resulta da vontade renovada de oferecer um futuro à obra de 2005 (coaching de Susanne Linke), mapeia elementos da cenografia original, mas descreve um novo percurso na identidade do elenco, nos gestos e movimentos, na atmosfera, nas cenas e nas sonoridades.
É um trabalho a partir de um trabalho, que indica novos caminhos, na atualidade. “As palavras não ditas.2” representa um estudo específico sobre o material histórico: a situação dos artistas e da criação artística durante o regime de Salazar, em Portugal, e no período do 3º Reich na Alemanha. Acolhe uma reflexão pessoal da criadora sobre o impacto das ideias estéticas de um regime político, sobre o corpo do artista e sobre a expressão do corpo na arte.
Ficha artística:
Direção/Coreografia – Nélia Pinheiro; Assistente da Direção Artística – Gonçalo Almeida Andrade; Bailarinos – Gonçalo Almeida Andrade e Nélia Pinheiro; Ambiente Sonoro – Gonçalo Almeida Andrade. O ambiente sonoro contém excertos de Henryk Górecki – Kleines Requiem für eine Polka, Good Nigh, discurso de Salazar “todos não somos de mais”; Figurinos – José António Tenente; Desenho de Luz – Susanne Linke; Cenografia – Rafael Leitão, Joana Simões e Nélia Pinheiro; Direção de Produção – Rafael Leitão; Produção – Vanessa Paraíba; Comunicação – Carlos Carvalho; Técnica – Black Box; Produção – CDCE Companhia de Dança Contemporânea de Évora 2024; Colaboração/Apoio CAM – Centro Artes Marvila.
A Companhia de Dança Contemporânea de Évora é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção Geral das Artes. A CDCE Companhia de Dança Contemporânea de Évora tem o apoio da Câmara Municipal de Évora.