Quarta edição do “Bailado em Seteais”.
A edição deste ano, com curadoria artística de Solange Melo e Fernando Duarte, apresenta, dias 6 e 7 de julho, a Gala Internacional de Bailado, e dias 13 e 14 de julho, a estreia absoluta do bailado “Sonho de uma noite de verão”.
Na sua 4ª edição, a proposta programática que se estende por dois fins-de-semana, é uma celebração da contemporaneidade da memória, uma prova de que a arte e a dança são diálogos contínuos entre o passado e o presente. Renovando o espírito e a beleza das excecionais Noites de Bailado em Seteais, vividas no século passado, propõem-se pontos de encontro com a sua memória e convida-se o público a fruir todos os espetáculos e a refletir sobre como a diversidade artística se transforma e se mantém viva, adaptando-se às novas realidades e sensibilidades contemporâneas.
Na vibrante Gala Internacional de Bailado, assistiremos a mais um desfile de extraordinário tecnicismo e de sensibilidades únicas, e no qual destacamos a presença da Companhia London City Ballet, antiga companhia britânica residente no conceituado Teatro de Sadler ‘s Wells de Londres, no ano em que é refundada por Christopher Marney, depois de 30 anos ausente dos palcos. Oportunidade única para assistir a um impressionante impulso artístico rejuvenescedor com peças singulares do repertório balético inglês, que outrora também estiveram presentes nas memoráveis Noites de Bailado em Seteais.
No segundo fim-de-semana, Sintra torna-se novamente num palco de referência na criação coreográfica nacional e revisita a obra universal de outro autor inglês, William Shakespeare, e o seu Sonho de uma noite de verão, numa nova produção em estreia absoluta, que conta ainda com o talento, classe e elegância de bailarinos solistas do Ballet de Zurique e com os jovens bailarinos da Dança em Diálogos. Mais uma afirmação da memória que se renova, já que o célebre enredo também fez parte do repertório das Noites de Bailado em Seteais.
Espelha-se assim de forma mais ampla e apelativa a diversidade estética e estilística do bailado, a virtuosidade e classe dos bailarinos convidados e a suprema expressividade da dança pelos múltiplos temas e conceitos que convoca, este ano com um enfoque na memória que também define a contemporaneidade, sempre com o encanto ímpar de ter como cenário a sublime paisagem intemporal de Seteais!
O Bailado em Seteais traz também atividades paralelas ao evento, com uma masterclass de dança clássica, no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 6 de julho, pelas 11h00. A masterclass é dirigida a alunos de dança de nível intermédio/avançado e professores, e tem como mentora a ex-bailarina da Ópera de Paris Aurelia Bellet.
Nos dias 6 e 7 de julho, pelas 18h30, tem ainda lugar uma performance visual. Trata-se de um momento performativo que, desde 2021, tem trazido um diálogo interartístico ao amplo espaço do evento, permitindo igualmente um diálogo inicial com o público, nos momentos que antecedem a Gala.
Sendo este também um espaço de apresentação e experimentação para jovens intérpretes, este ano a performance será protagonizada pela jovem bailarina Catarina Gonçalves.
Bailado de Seteais é uma organização da Câmara Municipal de Sintra com o apoio do Valverde Sintra Palácio de Seteais e Parques de Sintra – Monte da Lua.
O acesso rodoviário, de e para os Jardins de Seteais, será exclusivamente realizado através de serviço de autocarro, disponibilizado em rotatividade a partir das 17h30 e até às 18h30, do Interface da Portela com regresso ao mesmo local no final do espetáculo.