Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

“Cascais Ópera” – Concurso Internacional de Canto

O “Cascais Ópera” – Concurso Internacional de Canto teve a sua edição inaugural em Abril de 2024, no Centro Cultural de Cascais e no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Pensado como ‘montra’ para os mais promissores entre os novos valores do canto operático, o Concurso Internacional de Canto abre candidaturas, até dia 15 de dezembro, para todas as tipologias vocais, com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos.  

O Diretor Artístico e conceituado barítono, Sergei Leiferkus, será também em 2025 o Presidente do Júri Internacional, que integra importantes personalidades do mundo da Ópera como Pal Moe, de Glyndebourne, Ivan van Kalmthout, executivo sénior de Ópera, Anna Samuil, Berliner Staatsoper ou a soprano Juliane Banse.  

As provas preliminares serão realizadas em equipamentos municipais em Cascais, e a fase final do concurso terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, uma das salas mais reputadas da Europa, e os concorrentes finalistas terão aí a acompanhá-los a orquestra do Teatro Nacional de São Carlos – Orquestra Sinfónica Portuguesa.  

Munido da ambição de se tornar rapidamente num dos mais prestigiados concursos do canto lírico internacional, o Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto desenvolve já um positivo processo de candidatura à WFIMC – World Federation of International Music Competitions e é membro da OLA – Opera Latinoamerica contribuindo assim para reforçar o peso cultural de Cascais no panorama da Ópera, a nível mundial.

O concurso oferece um total de 40 mil euros em prémios distribuídos por várias categorias, sendo que o vencedor do “Grand Prix Égide” receberá 10 mil euros e um contrato com o Teatro Nacional de São Carlos. Além dos prémios monetários, os vencedores terão a oportunidade de assinar contratos com festivais e teatros de ópera, bem como participar em digressões internacionais. 

Programa:

24-25 de abril (provas) – Centro Cultural de Cascais (entrada livre) |  26 e 27 de abril (semi-finais) -Centro Cultural de Cascais (entrada livre) | 30 de abril (concerto de semifinalistas) – Palácio da Cidadela de Cascais (reservas por email) | 4 de maio (final) – Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Este evento resulta da colaboração entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, visa promover talentos emergentes no mundo da ópera.

Actualizado a 25/03/2025
To top