A fadista Valéria apresenta-se no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, um espetáculo integrado no Ciclo de Música Tradicional Portuguesa “Raízes”.
Valéria Carvalho nasceu em julho de 1997, em Alcains, Castelo Branco. É uma jovem intérprete, fadista, autora e compositora. Faz parte da nova geração que tem vindo a emergir no mundo do Fado e nas casas de fado de Lisboa. É artista residente na Mesa de Frades, no Poeta e na Associação Castro. Costuma também cantar na Tasca da Bela e na Maria da Mouraria. No seu percurso, participou em vários projetos: foi vocalista de diversas bandas – mais recentemente dos Amantes do Tejo – participou em vários discos como voz convidada e concorreu ao Festival da Canção com “Senhora Dona do Fado”, uma homenagem às grandes figuras da canção nacional.
O seu espetáculo é um encontro entre o Fado e o Cante, com algumas variações entre Baladas e a Pop Nacional, mas sempre sem perder a autenticidade da raiz da Música Portuguesa. A formação em palco inclui Guitarra Portuguesa, Viola de Fado e Baixo Acústico, mas, entretanto, acrescenta-se Guitarra Semiacústica, Piano e Percussão.