No próximo dia 15 de abril, vai ser exibida a longa-metragem “Por Ti, Portugal, Eu Juro!”, uma sessão integrada no do Ciclo de Cinema Liberdade, no âmbito das comemorações do 52.º aniversário do 25 de Abril.
Durante a Guerra Colonial, milhares de africanos combateram ao lado de Portugal e arriscaram a vida por uma pátria que acreditavam ser a sua. A mesma pátria que, depois da Revolução de Abril, os abandonou à sua sorte.
Cinquenta anos depois, os comandos africanos da Guiné continuam a reivindicar as pensões de sangue e invalidez que lhes foram prometidas. Este grupo foi a única tropa de elite do exército português integralmente constituída por pessoas negras, pessoas que tomaram a dianteira das operações mais difíceis e protegeram os militares oriundos da metrópole.
Reivindicam, até hoje, um lugar na história. Contam relatos de guerra, perseguição e morte. Dizem-se abandonados e traídos por um Estado que os usou, explorou e, por fim, descartou.
Por Ti, Portugal, Eu Juro!
De Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues
Portugal | Longa-metragem documental | 2024

Ciclo de Cinema Liberdade:
14 de abril, terça-feira | 21.30 horas
Lavagante
16 de abril, quinta-feira | 21.30 horas
Marighella