A Galeria Municipal do Montijo apresenta, de 24 de janeiro a 28 de fevereiro de 2026, a exposição “Corpo de Trabalho, quatro projetos, quatro museus”, do designer gráfico Jorge dos Reis, uma mostra que propõe uma leitura aprofundada do design gráfico contemporâneo enquanto território de reflexão, expressão e responsabilidade cultural.
Constituída por quatro projetos de género, tipologia e escala distintos, a exposição permite interpretar uma visão pessoal e autoral da disciplina do design gráfico. Em “Corpo de Trabalho”, a expressão do desenho assume uma dimensão poética, integrando-se na forma e no conceito, enquanto o artefacto final transporta a função do projeto como motor de novos discursos gráficos e culturais.
Entre os trabalhos apresentados, destaca-se o Projeto de Design Gráfico desenvolvido para o Museu Jorge Peixinho, integrado nesta exposição e selecionado por um júri internacional para representar Portugal na Bienal Iberoamericana de Design 2024, em Madrid, sublinhando o reconhecimento internacional do percurso e da qualidade do trabalho do autor.
A inauguração da exposição teve lugar no dia 24 de janeiro, na Galeria Municipal do Montijo, convidando o público a descobrir um conjunto de projetos que cruzam pensamento crítico, prática artística e comunicação visual contemporânea.
