Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Exposição “Life Finds a Way”

A Biblioteca de Alcochete convida-o a entrar no “mundo dos dinossauros reais” através da lente de Filipe Pereira, na exposição “Life Finds a Way”.

E se os dinossauros não estivessem extintos? E se vivessem entre nós? Seria assustador ou fascinante?

É este o pressuposto que está por detrás do trabalho fotográfico de Filipe Pereira que, desde sempre fascinado por dinossauros, encontrou neles e na natureza a sua fonte de inspiração.

O resultado desta “aventura jurássica” deu origem à exposição que pode visitar na Biblioteca de Alcochete até 17 de abril.

Sinopse

Imaginemos que os dinossauros não se tinham extinguido do nosso planeta há 65 milhões de anos, ou que tinham sido trazidos de volta à vida através da genética, tal como na saga “Parque Jurássico/Mundo Jurássico”, do génio Steven Spielberg, e que coabitavam o Planeta Terra connosco. Quão assustador e fascinante seria podermos encontrá-los na natureza e fotografá-los ou filmá-los?

Este é o pressuposto que está por detrás das fotografias que aqui estão exibidas e de centenas de outras que tenho no meu portfólio pessoal, colecionadas e expostas em redes sociais ao longo dos últimos quatro anos por sugestão da minha esposa, que viu muito antes de mim o potencial deste passatempo. Com o tempo, o que começou por ser um mero passatempo sem qualquer propósito específico acabaria por se tornar num vício saudável, que me leva para o meio da natureza três ou quatro horas de cada vez, a locais de beleza incrível, afastando-me das preocupações e da azáfama da vida adulta.

Assim, de foto em foto, vou trazendo os dinossauros de volta à vida através da lente de uma câmara fotográfica, sendo esta exposição uma mostra de alguns dos registos que realizei explorando técnicas específicas da fotografia de brinquedos e outras utilizadas por fotógrafos de natureza e de vida selvagem, nos quais sempre procurei inspiração.

Actualizado a 18/03/2025
To top