Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Exposição | Sentir a Revolução

Exposição sensório-documental sobre os acontecimentos que conduziram ao 25 de Abril de 1974.

Esta exposição resulta da parceria celebrada entre o Município de Oeiras e o Exército Português, no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 – o dia em que Portugal mudou. Como afirmou Eduardo Lourenço: a revolução de Abril de 1974 nasceu acompanhada da vontade de inventar um outro destino para Portugal.

Numa abordagem inicial desta exposição propomos que os visitantes se envolvam e sintam o ambiente vivido nos finais do Estado Novo, particularmente com a questão problemática da guerra em África, cuja solução parecia não ter um fim à vista.

É a partir deste cenário que se conspira e idealiza a “operação fim de regime”, levada a cabo pelos jovens capitães de Abril, que conseguiram levar à rendição e deposição do regime vigente e cujo episódio se desenrolou no Largo do Carmo.

A festa percorreu as ruas da cidade de Lisboa e rapidamente contaminaria o resto do país. Assim convidamo-lo a sentir este momento da nossa história recente e participar no programa de atividades que lhe propomos nesta exposição.

Actualizado a 15/04/2025
To top