A Feira de Sant’Iago, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e realizada anualmente no Parque Sant’Iago durante a última semana de julho e a primeira de agosto, assume-se como uma das maiores festas populares do sul do país, contabilizando mais de 400 mil visitantes por edição.
A Feira de Sant’Iago integra espetáculos musicais com artistas internacionais, nacionais e locais, animações de rua para todos os públicos, stands de artesanato, tasquinhas gastronómicas e divertimentos variados, a par de zonas de atividade desportiva e de lazer.
Mais de três dezenas de concertos, cerca de 170 feirantes, dos quais 30 são divertimentos e outras três dezenas são espaços de restauração, constituem apenas parte do atrativo da Feira de Sant’Iago, que este ano tem como tema central “50 anos – 25 de Abril”.
Excesso, Soraia Ramos, Mastiksoul, Badoxa, Big Up, Supa Squad, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Nininho Vaz Maia são apenas alguns dos artistas que sobem ao Palco Sant’Iago, um dos dois, juntamente com o Palco Encontros, que acolhem o programa musical para os 11 dias do certame.
A Feira de Sant’Iago, que, como sempre, é de entrada gratuita ao público, apresenta, no dia 27 de julho, Nor, Mordo Mia, Magdala (a partir das 21h00) , e Yard com DJ Delmonte (22h30), e ainda Nina Tic Toc (20h30).
Nor
Entre o campo e a cidade, embebida em influências de uma Lisboa Crioula e da serenidade do Sado, surge Nor. Nascida no mundo da performance e artes circenses, a dedicação para o seu lado musical sempre foi presente no seu percurso artístico. Como artista multidisciplinar faz a fusão de todas os seus medias no seu projeto mais recente, trazendo consigo dimensões plásticas que desmistificam o seu lado direto e reservado.
Mordo Mia
Os Mordo Mia conheceram-se e formaram-se em 2006 numa colónia de férias quando nenhum tinha mais de 12 anos. Calharam todos na mesma camarata e compuseram os três primeiros discos nesse verão. No fim, cada um voltou para o seu quarto e só se reencontraram em 2023, ano em que captaram e largaram a pedrada inaugural, «Sente-se Primeiro». Em virtude do desfasamento referido, ao dia de hoje não se podem crer propriamente visionários. O segundo disco está a ser gravado neste preciso momento.
Magdala
Magdalena Borges aka DJ Magdala é uma artista visual multidisciplinar que recentemente começou a explorar a mixagem como uma extensão natural criativa para viver novas dimensões sensoriais. Desafiando as fronteiras da música, é criada uma atmosfera única, com uma fusão das suas referências de EDM, techno, house, ambient trance, jungle e drum and bass, dinamizando uma narrativa sonora eletrizante e imersiva.
DJ Delmonte
Oriundo de Valência, mas atualmente radicado em Lisboa, os seus sets são uma mistura de tech house energético e hits antigos e icónicos, criando uma viagem musical nostálgica e ao mesmo tempo emocionante. Partilhou palcos com nomes como Todd Terry, Carl Cox, Marco Carola, Green Velvet, Larock, Jamie Jones, Alex Gaudino, Erick Morillo, entre muitos outros.
Programação completa aqui.