A Feira de Sant’Iago, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e realizada anualmente no Parque Sant’Iago durante a última semana de julho e a primeira de agosto, assume-se como uma das maiores festas populares do sul do país, contabilizando mais de 400 mil visitantes por edição.
A Feira de Sant’Iago integra espetáculos musicais com artistas internacionais, nacionais e locais, animações de rua para todos os públicos, stands de artesanato, tasquinhas gastronómicas e divertimentos variados, a par de zonas de atividade desportiva e de lazer.
Mais de três dezenas de concertos, cerca de 170 feirantes, dos quais 30 são divertimentos e outras três dezenas são espaços de restauração, constituem apenas parte do atrativo da Feira de Sant’Iago, que este ano tem como tema central “50 anos – 25 de Abril”.
Excesso, Soraia Ramos, Mastiksoul, Badoxa, Big Up, Supa Squad, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Nininho Vaz Maia são apenas alguns dos artistas que sobem ao Palco Sant’Iago, um dos dois, juntamente com o Palco Encontros, que acolhem o programa musical para os 11 dias do certame.
A Feira de Sant’Iago, que, como sempre, é de entrada gratuita ao público, apresenta, no dia 26 de julho, Soraia Ramos.
A sua ligação a música começa desde muito pequena. Em 2014, Soraia lançou “Um pouco de mim” e “Diz-me”, que contam com alguns milhões de visualizações no Youtube.
Desde 2017 tem colecionado sucessos como “Bai”, “O nosso amor” (com os Calema), “Nha Terra” e “BKBN”, “Quero Fugir”, “Muda” “Agora Penso por Mim” e “Trompete”.
Soraia foi nomeada para os African Muzik Magazine Awards (Afrimma) de 2020, onde venceu o prémio de Melhor Artista Feminina da África Central. No mesmo ano, recebeu nomeações em quatro categorias do MTV Africa Music Awards: Melhor Artista Feminina da África, Melhor Lusófona, Melhor Artista Feminina da África Central e Melhor Colaboração. Em 2022, ela reconquistou o título de Melhor Artista Feminina da África Central nos Afrimma e foi destaque no Equal, a maior playlist feminina do mundo.
Soraia lançou o seu primeiro álbum de originais, “Cocktail”, em outubro de 2023. Um álbum que representa uma afirmação da mistura de influências que a artista agregou durante toda a sua carreira. Também no ano de 2023, Soraia foi nomeada para três categorias nos Trace Awards: Música do Ano, Melhor Cantora e Melhor Artista de África Lusófona.
Programação completa aqui.