“Palmela no Tempo da Expedição de Ceuta” é o tema da 10ª edição da Feira Medieval de Palmela, que decorre de 26 a 28 de setembro, no Castelo e Centro Histórico da vila.
Este ano, o evento, que é já um dos pontos fortes da programação cultural anual do concelho, convida as/os visitantes a recuarem até ao período entre 1414 e 1415. Artesãos, restauração, música, danças, demonstrações de voo livre, apresentações de armas, torneios, cortejos, oficinas e animação permanente são alguns dos atrativos do programa, que vai ser divulgado em breve.
O evento vai decorrer na sexta-feira, das 17h00 às 00h00, sábado, das 14h00 às 00h00, e domingo, das 14h00 às 23h00. A Feira é organizada pela Câmara Municipal de Palmela.
Cenário
«É preciso responder ao chamamento régio para a preparação dos abastecimentos necessários à armada da expedição a Ceuta. A Ordem de Santiago, nos seus domínios, é responsável por esta angariação e irá também contribuir militarmente, com 100 combatentes equipados.
Mem Rodrigues de Vasconcelos, Mestre da Ordem de Santiago, ordena o registo da propriedade rural da Ordem de Santiago, em 1414. Palmela está em crescimento económico, visível no animado mercado da vila. A vinha é a cultura primordial, seguida do cereal. Para este desenvolvimento, contribuem os residentes cristãos, mas também as minorias muçulmanas e judaicas. A comunidade de mouros forros tinha recebido confirmação de foral em 1396-97».