O Município de Odivelas comemora os 50 anos da Revolução de Abril de 1974 com exposições, concertos e atividades desportivas.
O grande destaque do programa é um concerto, na noite de 24 de abril, com os GNR, no antigo mercado da Pontinha.
Os GNR são uma banda portuguesa de pop rock, formada em 1980, no Porto, durante o “boom do rock português”. “Portugal na CEE” e “Sê Um GNR”, ambos de 1981, foram os primeiros sucessos de Alexandre Soares (voz e guitarra), Vitor Rua (guitarra) e Tóli César Machado (bateria). Em 1981, Rui Reininho entrou para os GNR, e a escrita das canções passou a destilar muito humor, temperado com uma boa dose de sarcasmo.
Durante 43 anos, colecionaram discos de platina e ouro, e sucessos intemporais como “Dunas”, “Efectivamente”, “Vídeo Maria”, “Morte ao Sol”, “Sangue Oculto”, “Pronúncia do Norte” e “+ Vale Nunca”, que são a banda sonora da vida de milhões de portugueses.
Foram a primeira banda portuguesa a encher dois estádios de futebol – Estádio José Alvalade (1992) e Estádio das Antas (1993). Tocaram ainda nos Coliseus de Lisboa e Porto, Theatro Circo, Pavilhão Atlântico/Meo Arena e Casa da Música, e em festivais como o Rock in Rio e o Super Bock Super Rock.
Atualmente, a banda é constituída por Tóli César Machado (guitarra, teclas e acordeão), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocal).
Os concertos são sempre motivos festivos para celebrar os grandes sucessos de uma das melhores bandas pop rock nacionais.