A exposição “Herbarium. Jardins Criativos” constitui um projeto científico e artístico inovador na área de reabilitação psicossocial em psiquiatria e saúde mental.
O projeto foi desenvolvido por duas Casas de Saúde do Instituto S. João de Deus (ISJD), a do Telhal (Sintra) e a de Areias de Vilar (Barcelos), em parceria com o Museu São João de Deus – Psiquiatria e História, em pleno período pandémico.
O contato com a natureza e a biodiversidade dos jardins promove a saúde e o bem-estar, mas em contexto hospitalar, os jardins revelam-se espaços terapêuticos, não só para os utentes internados, mas também para todos os que deles usufruem.
Esta exposição apresenta uma coleção de espécies botânicas e de obras de arte (desenho, pintura, fotografia e moldagem) criadas a partir de ambientes de natureza, produzidas por 32 utentes da Casa de Saúde do Telhal e por 12 utentes da Casa de Saúde de Areias de Vilar, que frequentam os respetivos serviços ocupacionais de jardinagem e os ateliers artísticos.
O catálogo resultante desta exposição recebeu uma menção honrosa nos Prémios APOM 2023 atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).