Hestnes Ferreira – Forma, Matéria, Luz apresenta uma leitura sobre a obra do arquiteto Raúl Hestnes Ferreira (1931–2018) baseada no seu processo de trabalho, dominado pelo desenho a carvão e pela experimentação da arquitetura.
Trata-se de um método profundamente disciplinar no qual as decisões de projeto emergem nas manchas carregadas dos traços firmes. Formas puras e tipologias clássicas enredam-se neste modo de fazer, sedimentando-se numa arquitetura robusta que explora as qualidades dos materiais na sua expressão natural, sem quaisquer filtros ou artifícios.
A arquitetura de Hestnes Ferreira alcança uma sublime intemporalidade, seja através da simplicidade formal, ou pela expressão da matéria. Neste contexto, o espaço é o elemento agregador, sendo a construção o alicerce que lhe confere peso e proporção. A luz e a sombra são essenciais neste itinerário de abstração, criando momentos de singularidade que se fundem inexoravelmente na experiência de cada lugar.
Exposição organizada pela Fundação Instituto Marques da Silva. Curadoria de Alexandra Saraiva, Patrícia Bento d’Almeida e Paulo Tormenta Pinto.