VOZ, O Poder da Palavra apresenta um programa complementar aos vários programas educativos existentes (curriculares e extracurriculares) com a prática da oratória e eloquência.
Para tal, o modelo pedagógico desenvolvido procura valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional, trabalhando conjuntos específicos de competências (soft e hard skills) através de dinâmicas de grupo.
Neste processo oferece-se aos semifinalistas um programa formativo constituído por cinco workshops ministrados por profissionais da área da cultura: Cláudia Clemente (Escrita Criativa), Sir Scratch (Slam, Rap e Poesia Dita), Miguel Sopas (Expressão Cénica e Corporal), Paula Cortes (Desenvolvimento Pessoal) e Inês Nogueira (Voz, Projecção e Dicção).
Versando diversas áreas fundamentais a um melhor desempenho no concurso, estes workshops também contribuem para um maior enriquecimento da vida académica e profissional. À semelhança das edições anteriores, estas ações de formação terão lugar no Templo da Poesia em Oeiras.