Até 30 de novembro, a 28.ª Mostra de Teatro de Almada apresenta os trabalhos desenvolvidos por 19 grupos de teatro, numa programação diversificada com 19 criações, em 26 sessões, que levam à cena autores tão diversos como Federíco García Lorca, Agatha Christie, Henry Miller ou Arthur Kopit.
Ao teatro, juntam-se diversos momentos privilegiados para discussão de ideias e troca de experiências, promovendo-se sessões para escolas, encontros, oficinas e residências artísticas, e uma sessão especial de cinema.
Conversas de Café
Em todas as conversas representamos papeis, incluindo as de café: as dos namorados em eterno desentendimento; as da empregada de sorriso também eterno, muitas vezes também amarelo; as do encenador de teatro amador, tão versátil que até junta monólogos; as do ator vedeta de bairro, que na ânsia de querer representar outros papeis, não representa nenhum.
Nesta peça, do GITT, todas as conversas evoluem no sentido de se confundirem entre si, e de nos confundirem também, colocando-se a dúvida se não pertencerão, todas estas conversas/interpretações, a grupos diferentes de conversas/interpretações.
Melhor ainda, se todas estas conversas/interpretações não serão parte de outras conversas/Interpretações que, por sua vez, serão parte de outras conversas/interpretações que…
É um poder enorme saber trabalhar estas conversas/interpretações. Por exemplo, consegue-se transformar genocídios em atos e representações de bondade!
Espetáculo apoiado pelo Município de Almada no âmbito do programa de Apoio à Criação Teatral e Performativa 2024
Ficha técnica
Atores: Bia Sousa, Mila Bernardes, Dário Dionísio, Manuel Soares e Gabriel Coelho • Encenação e Cenografia: Vitor Mio • Luz: Paulo Nunes • Som: Marco
A Mostra de Teatro de Almada é organizada pela Câmara Municipal de Almada, em parceria com os grupos de teatro do concelho, este programa tem como objetivo principal a promoção e divulgação da produção teatral, consolidando Almada como um lugar especial de arte e cultura de todos e para todos, onde o Teatro e as artes performativas têm um particular e notório destaque.