O festival que pretende espalhar cultura um pouco por todo o concelho de Sintra, Muscarium #10, acontecerá de 2 a 22 de setembro.
O festival de artes performativas contará com cinco residências artísticas, dois concertos, uma estreia mundial, dois espetáculos de teatro para a infância, um espetáculo de teatro para o público jovem e adulto, um workshop de teatro e dança e muitas conversas, convívio e encontros entre os artistas e os públicos, destacando-se ainda o cruzamento com as jornadas de reflexão – Cultura(s) Alicerçada(s) ReConectar: Estruturas Artísticas no Pós-Pandemia.
Dia 21 de setembro apresenta-se “Cidade à Volta da Cidade”, um projeto ambicioso de investigação desenvolvido em diferentes tempos e formatos.
Tristany Mundu mergulha nas complexidades da vida na periferia de Lisboa, explorando temas como a transição das áreas periféricas para o centro, a dinâmica do comércio local e as experiências da diáspora.
Na primeira semana de residência, Tristany e quatro performers vão trabalhar na criação de uma base dramatúrgica e coreográfica. A segunda semana será reservada à observação, registo e improvisação das dinâmicas do comércio local, em particular da Loja África em Mem-Martins.
Tristany, nascido em 1995, é um artista transdisciplinar, músico, performer, artista visual, produtor, diretor criativo e curador português de ascendência angolana. Através da sua arte transdisciplinar, expressa a sua maneira de sentir, criando uma multiplicidade de ritmos, com sonoridades cruas e estímulos visuais diversificados, representando todas as culturas nas quais se sente inserido. É membro do coletivo Unidigrazz. Em 2018 lançou o single “Rapepaz”. “Meia Riba Kalxa”, o seu primeiro álbum, lançado em 2020, dá voz a uma série de experiências do quotidiano que o rodeia.
O coletivo Unidigrazz foi criado na linha de Sintra, em 2018. Reúne vários membros, como o rapper, cantor e produtor Tristany, o ilustrador Nuno Trigueiros, o realizador Diogo Carvalho, Sepher AWK e Rappepa BeDju Tempu, a par de outros artistas multidisciplinares da zona de Mem-Martins.
Este coletivo cultural urbano promove práticas artísticas de criadores emergentes no concelho de Sintra, possibilitando a criação de um movimento identitário e representativo, fomentando a mudança social. Em 2022, o coletivo esteve presente no Festival Eminente e, em 2023, esteve presente no Festival Meo Kalorana e teve patente uma exposição na Underdogs Gallery.
Este será o primeiro momento de uma colaboração entre o teatromosca e a Unidigrazz, que se prevê diversa e de longa-duração.
Direção artística: Tristany Mundu | Produção: Unidigrazz
Programa completo aqui. Promotor: Associação Cultural Teatromosca.