O festival que pretende espalhar cultura um pouco por todo o concelho de Sintra, Muscarium #10, acontecerá de 2 a 22 de setembro.
O festival de artes performativas contará com cinco residências artísticas, dois concertos, uma estreia mundial, dois espetáculos de teatro para a infância, um espetáculo de teatro para o público jovem e adulto, um workshop de teatro e dança e muitas conversas, convívio e encontros entre os artistas e os públicos, destacando-se ainda o cruzamento com as jornadas de reflexão – Cultura(s) Alicerçada(s) ReConectar: Estruturas Artísticas no Pós-Pandemia.
Dia 13 de setembro acontece um dos grandes destaques da décima edição do Muscarium, o concerto com The Legendary Tigerman e os Mito.
The Legendary Tigerman é o nome artístico do músico e compositor português Paulo Furtado.
Com uma carreira sólida, vinda do DIY e caracterizada pela reinvenção de géneros como o blues, o rock, ou o Garage Rock, mantendo sempre uma veia punk, o reconhecimento de The Legendary Tigerman é fundado numa galopante carreira internacional, marcada com o lançamento do álbum icónico “Naked Blues” em 2001.
Em poucos anos passa de artista de culto a nome referência e será com o aclamado “Femina” (2009), que escreve o seu nome no panteão do rock mais criativo feito na Europa.
Em “True” (2014) e “Misfit” (2018) consolida-se na cena rock internacional com dois álbuns que exploram as densas paisagens sonoras de um Rock n’ Roll que se afasta de lugares comuns.
Ao vivo, a imparável máquina rock, manobrada por Paulo Furtado, Filipe Rocha, Cabrita, Mike Ghost e Sara Badalo, liberta uma massa sonora explosiva e imprevisível, exatamente como é suposto num “Rock n’ Roll Act”.
O sucesso de The Legendary Tigerman ultrapassa as fronteiras de Portugal, fruto de digressões em diversos países da Europa, Ásia e América Latina.
Paralelamente aos palcos, Paulo Furtado tem se notabilizado pela sua carreira proeminente ligada ao teatro, ao cinema, à criação de bandas sonoras, à fotografia e à realização.
Focado em ser um catalisador de música única e autêntica, The Legendary Tigerman é um dos principais nomes do Rock n’ Roll Europeu, renovando-se a cada disco com criatividade e inovação.
Em Setembro de 2023 lançou “Zeitgeist”. “Zeitgeist” nasceu em Paris, algures entre as ruas decadentes e clubes suados e foi a primeira vez que compôs com sintetizadores modulares em vez de guitarras. O álbum conta com a participação de artistas de renome, tanto nacionais como internacionais, como Anna Prior, Asia Argento, Best Youth, Calcutá, Delila Paz (The Last Internationale), Jehnny Beth, RAY, Sarah Rebecca e Sean Riley.
Entre Paris e Lisboa, entre o requinte da música para cinema e o suor de um clube de Rock, nasceu um novo Tigerman. Algures entre a música de dança e o punk. Algures entre os sintetizadores modulares e as guitarras. Algures entre o cru e o carnal. Algures entre o etéreo e as grandes orquestrações.
Os Mito são Pedro Zuzarte e Manuel Siqueira, duo de pop-electrónico cantado em português. Com um passado em conjunto na banda Lotus Fever, na qual lançaram 3 álbuns destacados pela crítica como os melhores do ano.
Entre 2012 e 2016, tocaram pelo país fora com atuações de destaque no ALIVE 2016 e 2018.
Criam MITO com o objetivo de explorar a língua portuguesa e novas direções musicais e lançam o álbum “A Razão é Óbvia” em 2021, com participações especiais de Manel Cruz (Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido), David Jacinto (TV Rural, Lobo Mau) e Golden Slumbers.
Em 2024 lançaram os singles “No Regresso”, “TV” e “Oh Meu Deus”, que antecipam um novo álbum a ser lançado este ano.
Programa completo aqui. Promotor: Associação Cultural Teatromosca.