O Centro Cultural Olga Cadaval vai receber o copncetrro “Música no tempo de Camões”, no âmbito das comemorações do 5.º Centenário de Luís de Camões e da Exposição “A Camoniana de Carvalho Monteiro”.
Concerto dramatizado, o seu programa compreende a apresentação dos Madrigais Camonianos de César Viana para coro feminino a capella – escritos para a ópera O Último Canto – Camões e o Destino, intercalados com música instrumental original do tempo de Camões para um conjunto de quatro instrumentistas com instrumentos de época – saca-buxa, baixão, flauta e órgão.
O espetáculo contará com a participação de um ator, responsável pela narração dramatizada de alguns episódios emblemáticos da vida e obra de Camões – excertos de poemas e prosa de vários autores, incluindo o próprio Camões, Vassili Jukovsky (autor do texto que foi adaptado para a ópera), Fernando Pessoa e outros.
Ficha Técnica e Artística:
Coro ZÁVE
Daniela Matos, Grace Feltoe, Laura Martins, Alice Vieira, Joana Alves, Nélia Gonçalves
Ensemble MUSICAMERATA
César Viana, Flauta | Hélder Rodrigues, Saca-buxa | Franz Dorsam, Baixão e Fagote | Brian MacKay, Órgão e Direção | Pedro Oliveira, Ator e Narrador