Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA – Visitas orientadas

Visitas orientadas ao Núcleo Museológico do Posto de Comando do MFA, todos os terceiros sábados de cada mês, com exceção do mês de Agosto.

Um olhar sobre o 25 de Abril: dos antecedentes à revolução.

O Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas está localizado nas instalações do Quartel da Pontinha, que foi o local onde nos dias 24, 25 e 26 de abril de 1974 estiveram reunidos os oficiais que comandaram todas as operações da Revolução do 25 de abril.

O Posto de Comando está classificado como Monumento Nacional pelo Decreto-Lei n.º 21/2015, de 23 de outubro, diploma que refere que o edifício «(…) conserva evidente valor histórico e memorial, e elevado conteúdo simbólico» e indica que a classificação do edifício do Posto de Comando do MFA teve em conta o «(…) interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.»

Em 2024, ano em que se assinalou o 50.º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Odivelas e o Exército concordaram ser o momento oportuno para avançar com a requalificação de todo o edifício, tornando-o mais moderno e atrativo. A Câmara Municipal de Odivelas assumiu a responsabilidade de efetuar o novo projeto museográfico e o Exército assumiu a concretização das obras estruturais do edifício.

Após um ano de encerramento, a reabertura ao público ocorreu no dia 25 de abril de 2025.

Actualizado a 11/06/2025
To top