Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Oficinas de Filosofia para Adultos

Primeiro módulo do ciclo de oficinas dedicado à filosofia, literatura e infância, que convida as pessoas participantes a ler, a pensar, a perguntar e a dialogar com e a partir dos livros infantis (e não só), sob o tema “A literatura infantil e o “gugudadismo”: a presença de palavras e de temas difíceis na literatura infantil”

Afinal, o que importa num livro? Os livros fazem-nos perguntas? Podemos fazer perguntas aos livros? Que perguntas surgem da leitura? Devemos evitar certos livros ou certos temas? Que diálogos surgem da leitura – e das perguntas? Qual o papel da pessoa leitora no ato de dar a ler às pessoas mais novas? Estas são algumas das interrogações que irão guiar-nos e provocar-nos.

Joana Rita Sousa é filósofa e perguntóloga. Licenciou-se em filosofia pela UCP (Lisboa), sendo mestre em gestão estratégica de recursos humanos pela EU (Lisboa) e mestre em filosofia para crianças pela UAc (Ponta Delgada). Dinamiza oficinas de filosofia com crianças, jovens e pessoas adultas desde 2008. Trabalha como mediadora da leitura e do diálogo, tendo vindo a atuar como mediadora cultural e filosófica em Museus.

Sessões também dias 27 de abril (O que são #LivrosPerguntadores?), 25 de maio (Ler, pensar e perguntar: os livros como trampolins para as perguntas), 28 de setembro (Livros que dialogam e que convidam ao diálogo) e 9 de novembro (É possível criar pessoas leitoras?).

Organização: Câmara Municipal de Cascais

Actualizado a 29/02/2024
To top