A mais bela tragédia da Ópera! Tosca de Giacomo Puccini, no Coliseu doe Lisboa, no próximo dia 30 de outubro, às 21h00.
Um dos maiores triunfos do repertório operático mundial, Tosca, vai estar em cena em Portugal, em outubro, dias 29, 30 e 31. O drama em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, baseado na peça homónima de Victorien Sardou, sobe assim, respetivamente, aos palcos do Coliseu Porto Ageas, Coliseu dos Recreios e Centro de Artes de Águeda.
Estreada em Roma, em 1900, esta ópera marca um ponto alto da chamada “Giovine Scuola” italiana — um movimento que transformou a ópera com temas mais realistas e intensamente dramáticos.
Encenada numa Roma politicamente conturbada no início do século XIX, Tosca narra a paixão trágica entre a cantora Floria Tosca e o pintor Mario Cavaradossi, perseguidos pelo implacável chefe da polícia, Barão Scarpia. É uma história de amor, ciúme, poder e sacrifício, guiada por uma partitura arrebatadora, onde brilham árias imortais como “Vissi d’arte”, “E lucevan le stelle” e “Recondita armonia”.
Este espetáculo é uma oportunidade única de vivenciar, ao vivo, uma obra-prima que funde o lirismo com o suspense cinematográfico, numa encenação grandiosa que honra o legado de Puccini e a intensidade desta tragédia apaixonante.
