O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, é um festival anual com uma programação que divulga o que de mais significativo se faz na música experimental contemporânea, da música improvisada à eletrónica abstracta, do free-jazz ao noise, do hip-hop de vanguarda à música clássica contemporânea, entre outras novas e inclassificáveis linguagens.
A par com a música, mostra-se um excitante universo de experiências e cruzamentos inter-media que fervilha de novidade, desafiando as regras e as fronteiras clássicas das formas de expressão artística e humana.
Desde 2004 o OUT.FEST apresentou já mais de 300 concertos em mais de 50 espaços diferentes do Barreiro, acolhendo músicos de todos os continentes e promovendo novas colaborações e trabalhos comissariados, dando a conhecer outros universos sonoros a mais de 2000 espectadores anuais.
A dição deste ano, que decorre entre 2 e 6 de outubro, assinala 20 anos do OUT.FEST, um festival que se tornou uma das marcas culturais da área metropolitana de Lisboa, de divulgação de novos sons e novas formas de ouvir em espaços e recantos inesperados da cidade do Barreiro..
Ao longo de cinco dias, mais de 30 concertos de músicas surpreendentes vindas de Portugal, França, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Sérvia, Japão, Bélgica, Holanda, e Argentina, entre outros países.
No dia 2, a programação apresenta A Viagem d’os Heróis Indianos Romanos Africanos, no AMAC (21h30) e Rodrigo Amado Unity, na Sala 6 (23h15).
Heróis Indianos Romanos Africanos
Os Heróis Indianos Romanos Africanos são a banda que se tem apresentado anualmente ao público local, enquanto parte de um projecto que a OUT.RA vem trabalhando, desde 2016, com a Associação Nós, IPSS barreirense que tem vindo a desenvolver trabalho precioso com vista à inclusão social de pessoas com deficiência ou em situação de risco.
Coordenado desde 2016 pelo carismático Alan Courtis, músico e viajante argentino fundador da mítica banda Reynols (a primeira banda com um membro neurodivergente a fazer capa de revistas com a Wire ou a receber ampla cobertura do NY Times por exemplo) com assistência de André Neves, Bernardo Álvares e Leonardo Bindilatti, o projecto tem este ano, assinalando as duas décadas de vida do OUT.FEST, honras de abertura do festival. Incluída no consórcio tekhnē, que visa explorar o potencial emancipatório da tecnologia na música, esta aparição d’Os Heróis promete um espectáculo de tons operáticos, no sentido mais livre que o termo possa implicar – fiel ao espírito caótico-abençoado que tem marcado esta existência, mas recorrendo a uma sequência narrativa que, à sua maneira, ilustra uma Viagem, necessariamente real, necessariamente metafórica, saída inteiramente da pena destes músicos especiais.
Rodrigo Amado Unity
Autêntico dream team do panorama jazzístico português, esta unidade capitaneada pelo infatigável Rodrigo Amado chega ao OUT.FEST num momento particularmente crucial para a definição da sua identidade.
Ainda recente, este quarteto excelso formado por Rodrigo Amado no saxofone, Hernâni Faustino no contrabaixo, Gabriel Ferrandini na bateria e Rodrigo Pinheiro no piano convoca para si uma súmula colectiva de conhecimento, inventividade e verdade praticamente inexcedível no cenário do aqui e agora deste país.
Figuras sobejamente reconhecidas do panorama do jazz, da improvisação e de outras músicas desafiantes, junta-as uma cumplicidade comum, unificada aqui na figura de Ferrandini enquanto membro do RED Trio com Faustino e Pinheiro e do Motion Trio de Amado, mas já trabalhada em outros contextos e configurações de promiscuidade benigna mais ou menos prementes.
As mais altas expectativas para este combo, feito de músicos que já deram tanto ao OUT.FEST, músicos de quem tanto ainda está por vir.
Informações e programa completo em www.outfest.pt
Organização: OUT.RA – Associação Cultural. Apoio: Câmara Municipal do Barreiro.