Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Rhapsody in Blue de Gershwin, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no CCB

Rhapsody in Blue, de Gershwin, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, domingo, dia 16 de fevereiro, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Rhapsody in Blue leva-nos ao tempo da proibição do consumo do álcool e da proliferação dos espaços de entretenimento noturno onde floresceram as primeiras grandes figuras do Jazz. Foi em 1924, em Nova Iorque, que Gershwin tocou à frente da orquestra de Paul Whiteman para mostrar ao mundo que aquele novo género musical ia muito além do estigma das comunidades desfavorecidas e discriminadas. Ravel sabia-o bem.

Em 1928 percorreu os E.U.A. de norte a sul e de costa à costa. Inspirou-se então para compor um concerto para piano marcado pelas harmonias do Blues e pelos ritmos sincopados do Ragtime. No lugar de ambos, senta-se agora ao piano Thomas Enhco, um pianista que também cruza a tradição clássica com a prontidão expressiva do Jazz.

Programa:

Carlos Azevedo – Beyond Blue *
M. Ravel -Concerto para Piano em Sol Maior
M. Ravel – Suíte do bailado Ma mère l’Oye
G. Gershwin – Rhapsody in Blue (versão para piano e pequena orquestra)

Thomas Enhco piano
Pedro Neves | maestro

* Obra em estreia / Encomenda CCB

Informações Adicionais: Conversa pré-concerto às 16h30 com o musicólogo Rui Campos Leitão e Cesário Costa, maestro e programador de Música Erudita do CCB. Atividade exclusiva para portadores de bilhete para o concerto.

Actualizado a 5/02/2025
To top