Iniciativa que conta com um forte envolvimento do movimento associativo cultural ao longo do mês de maio.
O Seixal Cultural 2024 irá decorrer durante os 3 primeiros fins-de-semana de maio. Música, teatro, cante alentejano, folclore, artes visuais, arte urbana, dança e literatura serão as áreas abrangidas por esta iniciativa, que irá estender-se a todas as freguesias do concelho do Seixal e cujo mote é «dar a voz à nossa cultura».
A Câmara Municipal do Seixal desafiou os agentes culturais a trabalhar em conjunto e a criar projetos em parceria. O programa integra, por isso, mais de uma dezena de ações em parceria, com duas ou mais entidades, naquilo que representa um salto qualitativo e diferenciador em relação às edições anteriores.
Alguns dos eventos previstos são exclusivamente dirigidos ao público infantil e juvenil, tais como a possibilidade de participação em diversos workshops e oficinas temáticas.
Noutros casos, a agenda privilegia a população sénior, como o espetáculo de dança e música «Gerações», marcado para o dia 3, na Sociedade Filarmónica Operária Amorense, composto por dança e cante alentejano com o intuito de explorar relações intergeracionais e valorizar as nossas origens.
Destaque também para a realização de um workshop de dança inclusiva, no dia 11 (sábado), no Salão dos Bombeiros do Seixal, organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, que consistirá numa aula do grupo de dança inclusiva aberta à comunidade, dirigida a pessoas com e sem deficiência.
Por fim, realçar a realização dos espetáculos de teatro, dança e música «50 Cravos de Abril» (dia 11, na Associação de Amigos do Pinhal do General) e «Palavras de Abril» (dia 12, na Sociedade Filarmónica União Arrentelense).
Cada uma das quatro freguesias terá o seu Dia Aberto, com a realização de inúmeras iniciativas de cariz cultural. Na Amora, será a 4 de maio (sábado), entre as 15 e as 20 horas, no Parque do Fanqueiro; em Corroios, acontecerá a 11 (sábado), das 15 às 20 horas, na Alameda 25 de Abril (Miratejo); na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, o dia escolhido é 18 de maio (sábado), entre as 15 e as 20 horas, no Jardim do Seixal; no dia seguinte, a 19 (domingo), será a vez de Fernão Ferro, também entre as 15 e as 20 horas, em frente à Associação de Moradores dos Redondos, onde terá também lugar, nesse mesmo dia, o convívio de encerramento do Seixal Cultural.
O programa completo do Seixal Cultural 2024 encontra-se disponível em www.cm-seixal.pt