Inicia-se no dia 10 de outubro a 25.ª edição do SeixalJazz, que irá decorrer até 19 de outubro, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
Paralelamente, no SeixalJazz Clube, instalado na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, os fãs poderão assistir, gratuitamente, ao que de melhor se faz no jazz em Portugal.
A programação assume a continuidade da linha programática que tem vindo a acontecer nos últimos anos, sendo essencialmente eclética já que apresenta diferentes abordagens artísticas ao amplo universo do jazz, não só com a presença de projetos oriundos dos Estados Unidos da América, mas também de países europeus, inclusive Portugal.
Serão apresentados dois projetos dos quais fazem parte alguns dos músicos mais relevantes da atualidade: por um lado, o pianista Vijay Iyer e, por outro, Kurt Rosenwinkel que trará o projeto The Next Step, considerado por muitos como marcante na história do jazz. Com eles virão, ao Seixal, músicos amplamente reconhecidos, tais como a contrabaixista Linda May Han Oh, o contrabaixista Ben Street e, ainda, o baterista Jeff Ballard, todos eles com sólidas carreiras feitas com projetos em nome próprio e colaborações com outros músicos.
A fechar o festival e à semelhança de anos anteriores, apresenta-se um jovem músico, instrumentista exímio e talentoso compositor, considerado como um dos músicos que irá definir o futuro do jazz, o vibrafonista Joel Ross.
No que se refere à participação de músicos portugueses, e ainda no palco do auditório municipal, o público irá conhecer um novo grupo da cena jazzística nacional, os Foca, que reúne vários músicos de referência, de diferentes gerações, que trazem diferentes abordagens e sonoridades.
Destacam-se ainda dois projetos que refletem a vitalidade do jazz nacional, a sua expressão no jazz europeu e o reconhecimento internacional dos músicos portugueses: o primeiro conta com a participação de um dos músicos portugueses mais internacionais da atualidade, o saxofonista Rodrigo Amado, no espetáculo The Attic & Eve Risser, em conjunto com Eve Risser (piano), Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Onno Govaert (bateria); O segundo é o projeto Trespass Trio, resultado da colaboração entre músicos noruegueses e suecos e que conta com a participação da trompetista portuguesa Susana Santos Silva.
Da programação faz parte ainda o SeixalJazz Clube, espaço que recria um clube de jazz, de ambiente informal, privilegiando-se a apresentação de grupos nacionais e de projetos assentes na música improvisada e no free jazz.
A programação tem uma vertente complementar àquela que é apresentada no auditório, procurando abranger um maior leque de públicos e, simultaneamente, divulgar o trabalho de músicos portugueses, dando ênfase particular a projetos emergentes.
Programa Fórum Cultural do Seixal
10 de outubro (quinta-feira) – VIJAY IYER TRIO
Vijay Iyer – piano
Linda May Han Oh – contrabaixo
Jeremy Dutton – bateria
Descrito pelo «The New York Times» como «consciência social, colaborador multimédia, construtor de sistemas, compositor de rapsódias, pensador histórico e multicultural», Vijay Iyer traçou um caminho único enquanto presença influente, prolífica e transformadora na música do século XXI.
Compositor e pianista ativo e admirado em múltiplas comunidades musicais, Iyer criou uma obra consistente e inovadora nos últimos 25 anos, o que lhe valeu um lugar como um dos principais criadores musicais da sua geração. São disso prova os vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira, entre os quais três nomeações aos Grammy e a eleição como artista de jazz do ano pela revista «DownBeat» por quatro vezes na última década.
A sua música bebe da inspiração dos grandes compositores e pianistas do jazz, como Duke Ellington, Thelonious Monk, Alice Coltrane e Geri Allen, mas também das tradições rítmicas asiáticas e africanas e da música criativa afro-americana das décadas de 1960 e 1970. Em 2024, foi editado o álbum «Compassion» pela prestigiada ECM Records, segunda gravação do trio de Iyer com o baterista Tyshawn Sorey e a baixista Linda May Han Oh.
Programa SeixalJazz Clube (Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense)
10 de outubro – CLARA LACERDA QUINTETO
Clara Lacerda – piano
Afonso Silva – saxofone e flauta
João Pedro Brandão – saxofone e flauta
Romeu Tristão – contrabaixo
João Pereira – bateria
Jovem pianista e compositora, natural de Vila Nova de Famalicão, Clara Lacerda destaca-se na cena jazz com uma multiplicidade de projetos. A pianista passou pelo Conservatório de Música do Porto e pela ESMAE (Porto) e estuda composição com Abe Rábade e Carlos Azevedo. Participou no workshop Som Crescente, com Peter Evans (que atuou na Galeria ZDB), e tem-se apresentado ao vivo com os grupos The Peace of Wild Things (com Romeu Tristão e Ricardo Coelho) e Duke Ellington’s Songbook (com João Ribeiro e Romeu Tristão).
Outro dos seus projetos mais originais resultou de uma encomenda para o festival Theia e passou também pela Festa do Jazz (Lisboa), o trio Herse, em que se alia à cantora Sofia Sá e à violoncelista Raquel Reis. Apesar de jovem, o merecido reconhecimento não tardou e recentemente foi convidada a escrever um arranjo para a Orquestra Jazz de Matosinhos e, no final de 2023, estreou um novo quinteto. É com esta formação que temos o privilégio de a receber no Seixal.
Informações e programação aqui.