O Workshop “Sistemas Geotérmicos à Escala Urbana: Do Planeamento Estratégico à Execução”, organizado pelo projeto GeoSustained, tem como objetivo dar a conhecer e promover a utilização de sistemas geotérmicos superficiais em ambientes urbanos, desde a fase de planeamento estratégico até à sua implementação prática.
Contará com a participação de diversos especialistas nacionais que apresentarão os seus conhecimentos e experiências nesta área, e terminará com uma sessão de esclarecimentos sobre as perspetivas para o futuro da energia geotérmica em Portugal.
A procura por novas fontes de energia renováveis para um edificado mais sustentável é crucial para o planeamento das cidades do futuro, no atual contexto de alterações climáticas.
Lisboa, como muitas outras cidades, enfrenta o desafio de reduzir a sua pegada de carbono e garantir um futuro sustentável para os seus habitantes. Os sistemas geotérmicos superficiais surgem como uma solução promissora para a descarbonização. Com efeito, a utilização da energia térmica, armazenada nos estratos superiores da Terra, oferece uma fonte de energia renovável, contínua e fiável, com o potencial de aquecer e arrefecer edifícios e infraestruturas de forma eficiente.
Para Lisboa, em particular, a utilização de sistemas geotérmicos apresenta diversos benefícios. A cidade possui um potencial geotérmico significativo, com temperaturas subterrâneas favoráveis à exploração dessa energia. Além disso, a integração de sistemas geotérmicos em edifícios novos e existentes pode contribuir para a redução do consumo energético, diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa e promovendo a qualidade do ar. Ao investir em sistemas geotérmicos, Lisboa pode dar um passo importante na direção de um futuro mais sustentável, combatendo as alterações climáticas e criando uma cidade mais resiliente e verde.
O Projeto GeoSustained foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e tem como objetivo o estudo do comportamento térmico dos solos de Lisboa, visando a avaliação da sustentabilidade de diferentes soluções de sistemas geotérmicos superficiais operando sob as condições climatéricas ocorrentes na cidade. Pretende-se também estudar por via laboratorial e por modelação matemática a influência da temperatura no comportamento dos solos, na perspetiva da utilização mais eficiente e segura deste recurso.
O Consórcio é liderado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com a participação da Câmara Municipal de Lisboa, Universidade de Aveiro e Lisboa E-Nova.