A 8ª edição desta iniciativa apresenta os habituais oito concertos com diferentes propostas artísticas, destacando-se mais uma vez as parcerias que irão proporcionar espetáculos únicos, entre 4 de abril e 18 de maio.
Fiel ao seu conceito, o projeto pioneiro do concelho de Oeiras apresenta em abril e maio encontros íntimos e surpreendentes, assumindo a guitarra como elemento agregador.
A guitarra, nos seu múltiplos formatos e abordagens, e enquanto símbolo dos instrumentos de cordas, concentra em si própria uma grande parte da história da música. Dos formatos mais tecnológicos, do encontro de amigos em torno de uma fogueira aos mais conceituados auditórios mundiais, da mais simples melodia às mais elaboradas peças musicais, a guitarra torna verdadeiras, inesquecíveis e muito íntimas, a verdade e a emoção, as histórias e as canções que fazem parte das nossas vidas.
É este universo que o Soam As Guitarras transporta para concertos íntimos em salas diversificadas que se constituem como ambientes acolhedores que permitem aos artistas sentir melhor o seu público e ao público viver singulares momentos de partilha.
Concerto de dia 4 de abril: Tim convida Pedro Jóia.
Tim é um dos mais reconhecidos nomes da música portuguesa, não apenas pela sua posição de vocalista dos Xutos & Pontapés, mas também porque há muito é uma voz defensora da arte de escrever e cantar em português. A sua voz e personalidade marcaram igualmente outras aventuras, como os Resistência, que continuam a dar cartas no presente, ou Rio Grande cujo “Postal dos Correios” se tornou outro momento clássico a que imediatamente se associa a voz de Tim.
Para a edição de 2024 do Soam As Guitarras, Tim convida, para o espetáculo do Auditório Municipal Eunice Muñoz, uma referência cimeira da guitarra em Portugal com uma longa e notável carreira: Pedro Jóia. No seu diversificado e riquíssimo percurso, toca, nomeadamente, com Mariza e também com o grupo Resistência, combinando estas atividades com os seus próprios projetos pessoais. Grava 2020 “Zeca” dedicado a parte da obra de José Afonso, com o qual foi galardoado, pela segunda vez, com o Prémio Carlos Paredes.
Soam As Guitarras é um projeto Câmara Municipal de Oeiras | Ghude. Coprodução: Câmara Municipal de Évora | Câmara Municipal Póvoa de Varzim | Câmara Municipal de Setúbal. Parcerias: CISION Media partners: RTP | Antena 1. Apoio: Sem Horas.