Facebook Twitter Linked In Mais opções
imagem de destaque

Soam as Guitarras 2024 – Virgem Suta convida João Alves

A 8ª edição desta iniciativa apresenta os habituais oito concertos com diferentes propostas artísticas, destacando-se mais uma vez as parcerias que irão proporcionar espetáculos únicos, entre 4 de abril e 18 de maio.

Fiel ao seu conceito, o projeto pioneiro do concelho de Oeiras apresenta em abril e maio encontros íntimos e surpreendentes, assumindo a guitarra como elemento agregador.

A guitarra, nos seu múltiplos formatos e abordagens, e enquanto símbolo dos instrumentos de cordas, concentra em si própria uma grande parte da história da música. Dos formatos mais tecnológicos, do encontro de amigos em torno de uma fogueira aos mais conceituados auditórios mundiais, da mais simples melodia às mais elaboradas peças musicais, a guitarra torna verdadeiras, inesquecíveis e muito íntimas, a verdade e a emoção, as histórias e as canções que fazem parte das nossas vidas.

É este universo que o Soam As Guitarras transporta para concertos íntimos em salas diversificadas que se constituem como ambientes acolhedores que permitem aos artistas sentir melhor o seu público e ao público viver singulares momentos de partilha.

Concerto de dia 12 de abril: Virgem Suta convida João Alves.

Surgidos em 2009, os Virgem Suta apresentam um currículo com centenas de concertos por todo o país, inclusive em alguns dos maiores festivais nacionais como o Meo Sudoeste, Meo Marés Vivas, Festival F, Festival Med, Festival Músicas do Mundo de Sines, ou o Festival Sem Soldos. Internacionalmente já atuaram no Brasil, Canadá, Macau, Timor, Bélgica, Hungria, Espanha e, mais recentemente, no Chile, num dos maiores festivais de música do mundo, o Womad.

Exemplo de consistência artística, Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda são autores de algumas das canções mais irresistíveis da música portuguesa. As suas composições ganham uma intensidade que varia entre a energia contagiante de uma festa e a tranquilidade comovente, criando na audiência a sensação de estar em casa. Se temas como “Regra Geral” e “Linhas Cruzadas”, que continuam a integrar playlists das rádios nacionais, são obrigatórios ao vivo, a verdadeira festa surge nos primeiros acordes de “Dança de Balcão”, “Tomo Conta Desta Tua Casa” ou “Vovó Joaquina”.

Este ano os Virgem Suta celebram quinze anos de carreira com novo álbum e digressão. O concerto no Festival Soam as Guitarras será uma boa oportunidade para conhecer ou revisitar o cancioneiro da banda num formato irrepetível, uma vez que se juntará ao duo João Alves, amigo de longa data e excelente guitarrista, que irá acrescentar o seu talento às composições levadas a palco dia 12 de abril em Oeiras.

João Alves iniciou os estudos musicais em 1987 e a atividade em bandas em 1990. É guitarrista dos Peste & Sida desde 2003 e baixista de Fast Eddie Nelson desde 2018. Ao vivo também já colaborou com New Connection, Pop dell’arte, Kalu e Resistência.

Soam As Guitarras é um projeto Câmara Municipal de Oeiras | Ghude. Coprodução: Câmara Municipal de Évora | Câmara Municipal Póvoa de Varzim | Câmara Municipal de Setúbal. Parcerias: CISION Media partners: RTP | Antena 1. Apoio: Sem Horas.

Actualizado a 15/03/2024
To top