Quarta edição do “Bailado em Seteais”, com curadoria artística de Solange Melo e Fernando Duarte. A proposta programática que se estende por dois fins-de-semana, é uma celebração da contemporaneidade da memória, uma prova de que a arte e a dança são diálogos contínuos entre o passado e o presente.
Renovando o espírito e a beleza das excecionais Noites de Bailado em Seteais, vividas no século passado, propõem-se pontos de encontro com a sua memória e convida-se o público a fruir todos os espetáculos e a refletir sobre como a diversidade artística se transforma e se mantém viva, adaptando-se às novas realidades e sensibilidades contemporâneas.
No segundo fim-de-semana, Sintra torna-se novamente num palco de referência na criação coreográfica nacional e revisita a obra universal de outro autor inglês, William Shakespeare, e o seu Sonho de uma noite de verão, numa nova produção em estreia absoluta, que conta ainda com o talento, classe e elegância de bailarinos solistas do Ballet de Zurique e com os jovens bailarinos da Dança em Diálogos.
Como bailado proporciona uma interpretação cénica e visualmente cativante da obra do autor, capturando a magia e a comédia do drama original numa expressão artística dinâmica. O enredo traz-nos quatro jovens amantes, cujos relacionamentos são complicados por efeitos mágicos e seres sobrenaturais. Envolvidos nesse cenário mágico, está o Rei e a Rainha das fadas, Oberon e Titânia, que têm os seus próprios conflitos e intrigas.
No cenário idílico de Seteais, destaca-se a mística especial de Sintra, envolvida pela Floresta, a comédia dos encontros amorosos e o encanto dos personagens mágicos, ao som da magistral composição sinfónica de Mendelssohn.
Mais uma afirmação da memória que se renova, já que o célebre enredo também fez parte do repertório das Noites de Bailado em Seteais.
A coreografia é de Fernando Duarte, com solistas do Ballet de Zurique e a Companhia Dança em Diálogos.
Bailado de Seteais é uma organização da Câmara Municipal de Sintra com o apoio do Valverde Sintra Palácio de Seteais e Parques de Sintra – Monte da Lua.
O acesso rodoviário, de e para os Jardins de Seteais, será exclusivamente realizado através de serviço de autocarro, disponibilizado em rotatividade a partir das 17h30 e até às 18h30, do Interface da Portela com regresso ao mesmo local no final do espetáculo.