Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Teatro de Marionetas do Porto – “Pelos Cabelos”

Pelos Cabelos é um espetáculo para os mais novos, habitado por personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se fundem para mais uma experiência com muitas marionetas, construído a partir das ilustrações com o mesmo título da autoria de João Vaz de Carvalho.

Em Pelos Cabelos, atores e marionetas habitam um lugar algures, um lá, lugar distante quase extra terreno, onde há histórias de cabelos que nunca são cortados, que não param de crescer, que criam laços e muitas, muitas, muitas ligações

O Teatro de Marionetas do Porto, companhia fundada em 1988, começou por trabalhar um repertório herdado da tradição portuguesa. João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) tinha herdado de Mestre António Dias, um dos últimos representantes dos bonecreiros itinerantes, fantoches do “Teatro Dom Roberto”, pelo que os primeiros espetáculos da companhia surgiram como resultado de uma pesquisa de contos e práticas rituais teatrais do norte de Portugal.

O tipo de trabalho desenvolvido foi-se transformando ao longo dos anos, com a introdução de novas linguagens artísticas e uma dedicação à itinerância que levou a companhia a apresentar-se em digressão por diversos países.

Actualizado a 27/02/2024
To top