Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

“Uma Biblioteca não é apenas Livros”. Os rostos da biblioteca em retrato a preto e branco, de José Leal

A exposição de fotografia “Uma Biblioteca não é apenas Livros” Os rostos da biblioteca em retrato a preto e branco, de José Leal, vai estar patente na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, entre os dias 5 e 29 de março.

Biblioteca,

Do grego ‘biblion’ – “livro”, e ‘theca’ – “depósito”, na definição tradicional do termo. Assim, “depósito de livros”.

Desde as primeiras chamadas “minerais”, pois seus acervos eram construídos de tabletes de argila, datadas de 4000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia, até às mais famosas – como a de Alexandria, com os seus mais de 500.000 rolos de papiro – a biblioteca vive!

Porém, há vida para além das estantes de livros. Há rostos que são, com o tempo, ‘identidade do edifício’. São pessoas, cujas vidas e trabalho dedicados ao saber e ao conhecimento, ao espaço, ao ensino, nas mais pequenas tarefas, quaisquer que elas sejam, que se tornam imprescindíveis no dia a dia. São essas pessoas que fazem da biblioteca um ‘edifício vivo’! São elas a razão do tema desta exposição de retrato a preto e branco.

São os rostos por trás – e na frente – deste edifício. Porque “uma biblioteca não é apenas livros”.

Biografia

Sou o que sou. Metade do meu ser, herdei ao nascer. A outra metade, apenas quero ser.”  Nasci em Lisboa e com família ligada às artes e ao design de mobiliário. Passei pela Escola de Artes Decorativas António Arroio, Belas Artes, e dedico-me inteiramente à arte, quer seja como artista plástico quer como fotógrafo. Fiz curso no IPF – Instituto Português de Fotografia e workshops de fotografia mobile promovidos pela Xiaomi e pela Leica. Tenho participado em exposições nacionais e internacionais – individuais e coletivas – e com obras espalhadas por todos os cantos de Portugal e estrangeiro, em acervos particulares e de entidades públicas e estatais. Porém, como disse Picasso, “O que já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz.”

José Leal

Actualizado a 18/03/2025
To top