No dia 11 de fevereiro, a partir das 15h00, realiza-se uma visita orientada ao Jardim da Casa Roque Gameiro, nomeadamente a exposição temporária.
No espírito dos ideais republicanos que se sentiam nos alvores do século XX, a Festa da Árvore propagava o culto da natureza, a educação, a fraternidade e o amor à Pátria, através de plantações festivas e ritualizadas, que mobilizavam as elites locais e as crianças e professores das escolas oficiais e particulares por todo o país.