Facebook Linked In Whatsapp Mais opções
imagem de destaque

Yeol Eum Son – VII Festival Internacional de Piano de Oeiras

No desenvolvimento de uma parceria que permitiu, no passado, a realização do “Festival de Música no Palácio” bem como as seis edições anteriores do Festival Internacional de Piano de Oeiras, entre 2018 e 2023, a Câmara Municipal de Oeiras e a Academia de Música Flor da Murta promovem o VII Festival Internacional de Piano de Oeirasde 30 de junho a 28 de julho.

O segundo concerto do festival estará a cargo de Yeol Eum Son, uma pianista com uma elegância poética única.

A sua arte refinada resulta de um controlo técnico de cortar a respiração e de uma profunda empatia pelo temperamento emocional das obras do seu vasto e impressionante repertório. É impulsionada sobretudo pela sua curiosidade natural em explorar uma multiplicidade de géneros e estilos musicais e pelo desejo de revelar aquilo que descreve como a “essência pura” de tudo o que toca.

Yeol Eum recusa-se a impor limites à sua liberdade artística e continua determinada a explorar novos territórios artísticos. A sua escolha de repertório, que abrange desde as obras de Bach e Mozart até às de Shchedrin e Kapustin, é guiada principalmente pela qualidade e profundidade da música.

Muito requisitada como recitalista, solista de concertos e música de câmara, Yeol Eum tem recebido aplausos da crítica pela profunda perceção e inteligência das suas interpretações.

O alcance internacional do seu trabalho nas últimas temporadas reflete-se claramente em colaborações com, entre outras, a Konzerthaus Orchestra Berlin, as Orquestras Gürzenich, Filarmónica de Dresden e Tonkünstler, a Orchestre Philharmonique de Radio France e a Orchestre National d’Île-de-France, a Orchestre Philharmonique Royal de Liège, a City of Birmingham Symphony Orchestra, Orquestra Aurora, a Filarmónica da BBC nos BBC Proms de 2019, a BBC Scottish, a Orquestra Filarmónica Real de Liverpool, as Filarmónicas do Festival de Budapeste, de Helsínquia e de Bergen, a Sinfónica de Basileia, a Sinfónica de Castela e Leão e as Orquestras Sinfónicas da Rádio e Televisão de Espanha, a Sinfónica de Singapura, as Sinfónicas de San Diego e de Detroit e a Orquestra Mariinsky.

Ao longo da última década, Yeol Eum alcançou aclamação mundial, sobretudo pelas suas interpretações dos concertos para piano de Mozart.

Para além de um álbum totalmente dedicado a Mozart (2018), Yeol Eum lançou uma impressionante box set das Sonatas para Piano Completas de Mozart (2023), aclamado desde cedo pela imprensa clássica internacional. A discografia de Yeol Eum inclui também “Modern Times”, um álbum de obras de Berg, Prokofiev, Stravinsky e Ravel (2016), uma gravação da “Fantasia em Dó”, de Schumann, Kreisleriana e Arabesque (2020) e um disco dedicado aos “Oito Estudos de Concerto”, de Nikolai Kapustin, Sonata para Piano n.º 2 e outras composições representativas (2021).

Programa:

Paderewski, I. – Humoresque de concert, op. 14 Book I, I. Menuet, II. Sarabande, III. Caprice

Larrocha, A. – Sonata antigua

Weissenberg, A. – Étude

Gulda, F. – Play Piano Play, VIII. Tempo giusto e risoluto, IX. Allegro, dolce, X. Allegro pesante

Wild, E. – “Reminiscenes of Snow White”

Intervalo

Rachmaninoff, S. – Preludes op. 32

O festival trará ainda ao concelho de Oeiras pianistas como Yoav Levanon, Yulianna Avdeeva (prémio Chopin) e Piotr Anderszewski.

Nos recitais, serão interpretadas obras de grandes compositores, garantindo-se uma grande variedade dos repertórios que permita corresponder ao gosto diversificado do público. Será usado um piano de concerto Steinway and Sons.

Todos os recitais decorrerão ao domingo, a partir das 18 horas, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.

Actualizado a 19/06/2024
To top