No desenvolvimento de uma parceria que permitiu, no passado, a realização do “Festival de Música no Palácio” bem como as seis edições anteriores do Festival Internacional de Piano de Oeiras, entre 2018 e 2023, a Câmara Municipal de Oeiras e a Academia de Música Flor da Murta promovem o VII Festival Internacional de Piano de Oeiras, de 30 de junho a 28 de julho.
O terceiro concerto do festival estará a cargo de Yoav Levanon, um pianista israelita que, com 21 anos, mostra um tremendo poder e maturidade.
Na sequência da sua estreia num recital em St. Martin-in-the-Fields, em Londres, no início de 2022, a temporada 2022/23 viu Yoav Levanon apresentar recitais a solo na Boulez Saal, em Berlim, no Grand Auditorium de Radio France, em Paris, no Prinzregentheater, em Munique, em Settimane Musicali di Ascona e no Festival Menuhin em Gstaad, bem como numa digressão pelos EUA para a Orquestra Filarmónica dos Amigos Americanos de Israel.
Os convites das orquestras levá-lo-iam à Luzerner Sinfonieorchester, à Orquestra de Câmara de Israel e à Orquestra do Norte dos Países Baixos em digressão nos Países Baixos para incluir uma paragem no Concertgebouw em Amesterdão.
Apresentações anteriores incluíram uma performance a solo em um “Piano Summit” apresentado por Martha Argerich no Schloss Elmau, seguido por um recital de Piano no Jacobins Festival em Toulouse e um recital na Fondation Louis Vuitton em Paris. No início de 2021, Yoav Levanon participou num projeto filmado com Daniel Barenboim e logo depois assinou um contrato de gravação exclusivo com a Warner Classics. O seu álbum de estreia, “A Monument for Beethoven” (2022).
Yoav Levanon tem sido guiado pelos melhores professores de piano e músicos em Israel e no exterior.
Programa:
Bach/Busoni -Chaconne in D Minor from Violin Partita No.2, BWV 1004
Chopin – Etudes op. 25 (selection)
Marc-André Hamelin – “Hexensabbat” (dedicated to Yoav Levanon)
Liszt – Transcendental Etudes S139
O festival trará ainda ao concelho de Oeiras pianistas como Yulianna Avdeeva (prémio Chopin) e Piotr Anderszewski.
Nos recitais, serão interpretadas obras de grandes compositores, garantindo-se uma grande variedade dos repertórios que permita corresponder ao gosto diversificado do público. Será usado um piano de concerto Steinway and Sons.
Todos os recitais decorrerão ao domingo, a partir das 18 horas, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.