Desenvolvimento Social
A AML está a desenvolver, no âmbito do PRR, um plano de promoção da inclusão social de comunidades que vivem em situação de carência, designado "Comunidades em Ação - Operações integradas metropolitanas".Projetos e Iniciativas
Inclusão social das comunidades desfavorecidas
A Área Metropolitana de Lisboa está a desenvolver uma abordagem integrada na promoção da inclusão social de comunidades que vivem em situação de carência, através do plano de intervenção “Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas”.
O plano, apresentado no dia 4 de novembro, no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas, foi desenvolvido no âmbito do PRR (Respostas Sociais do PRR “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”).
Dispõe de um investimento de 121,5 milhões de euros, a aplicar até 31 de dezembro 2025, em 31 operações integradas locais, cada uma com um investimento mínimo de 2,75 milhões de euros. Consideram-se como beneficiários finais as autarquias que integram cada uma das seis unidades técnicas locais, cabendo à entidade líder a submissão da candidatura.
A verba será aplicada em intervenções físicas e em ações imateriais, de acordo com as características, problemas e oportunidades de cada comunidade, que esteve e estará envolvida na discussão, planeamento e implementação das operações, para que as soluções encontradas sejam respostas efetivas às suas preocupações.
Serão envolvidas cerca de 70 entidades parceiras, em mais de uma centena de projetos, de diferentes âmbitos e escalas diversas.
O plano está estruturado para dar respostas em sete eixos de intervenção, onde se concentram diversas vulnerabilidades sociais e económicas: ambiente e valorização do espaço público, cultura e criatividade, educação, cidadania e empoderamento das comunidades, emprego e economia local, saúde e dinamização social.