Facebook Twitter Linked In More options
featured image

Área Metropolitana de Lisboa e Cidade de Milão apresentam Parceria Temática Alimentar em Bruxelas

A Área Metropolitana de Lisboa esteve presente em Bruxelas, na reunião de coordenadores e líderes de ação da Agenda Urbana.

O secretário metropolitano, Filipe Ferreira, e a representante da cidade de Milão, Elisa Porreca, apresentaram o trabalho que está a ser desenvolvido na parceria “Temática Alimentar”, que ambas as instituições coordenam desde o início deste ano.

A necessidade de uma política alimentar específica para a União Europeia foi discutida conjuntamente com a Comissão Europeia, o Comité das Regiões Europeu (órgão consultivo que representa os órgãos de poder local e regional e respetivos cidadãos na União Europeia) e a European Urban Initiative (instrumento de política de coesão urbana).

Foram abordadas, entre outras, questões relacionadas com a implementação, em larga escala, das políticas de transição alimentar na Europa.

A facilitação na aquisição pública de alimentos locais, o mapeamento do ecossistema de financiamento existente para a alimentação, e a definição de estratégias alimentares nacionais e regionais são algumas das prioridades da Agenda Urbana da EU para esta área.

A Agenda Urbana para a UE representa um novo método de trabalho para a implementação de políticas e práticas urbanas que promove a cooperação entre os Estados-Membros, as cidades, a Comissão Europeia e outras partes interessadas

Strategy for the Food Transition in AML

The Food Transition Strategy, which follows on from FoodLink - the AML Food Transition Network, is an important part of the Lisbon metropolitan area's regional development model, and of consolidating the region as a more sustainable and dynamic territory.

It aims to be the starting point for defining a networked metropolitan food policy capable of structuring a sustainable and resilient food system, and is fully integrated into existing regional and national policies and strategies.

It is being developed by the Lisbon Metropolitan Area, with the collaboration of the Lisbon and Tagus Valley Regional Coordination and Development Commission and the technical coordination of the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon.

Actualizado a 7/05/2024
To top