Facebook Linked In Whatsapp Mais opções

SMARTER

A AML integra o projeto europeu SMARTER

O que é o projeto SMARTER?

A sigla SMARTER resulta do objetivo principal do projeto: “Transformação Sistémica para a Resiliência Climática Local e Regional (do inglês: “SYSTEMIC TRANSFORMATION TOWARDS LOCAL AND REGIONAL CLIMATE RESILIENCE”).

Com efeito, no projeto SMARTER pretende-se reforçar a resiliência climática ao nível local e regional, adotando uma abordagem holística dos problemas que permita a conceção e implementação de soluções baseadas na natureza (NBS, do inglês: “Nature Based Solutions”).

O SMARTER utilizará, de forma otimizada, as diferentes características regionais -como sejam as paisagens, as economias e as culturas – e mobilizará redes de parceiros locais e regionais, concentrando-se no desenvolvimento de NBS e no fortalecimento das “vantagens comparativas” regionais.

Neste âmbito, pretende-se criar uma rede constituída por 10 regiões e cidades – organizadas em seis Laboratórios de Adaptação Climática (CAL, ver Figura seguinte) – para desenvolver e testar esta abordagem holística e o seu potencial de replicação.

Os CAL (Climate Action Labs) definidos no SMARTER e características das regiões.

Qual o papel da AML no projeto SMARTER?

O projeto, coordenado pela Bélgica, integra um total de 18 participantes. Portugal é um parceiro, através da Área Metropolitana de Lisboa (AML), com o caso concreto do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC AML). Recorde-se que o PMAAC-AML contempla um conjunto de ações a desenvolver, no intuito de adaptar o território às vulnerabilidades e aos riscos, favorecendo a resiliência climática.

O projeto SMARTER tem uma dotação global de 8 794 976,25 €, sendo financiado a 100% pela Comissão Europeia através do Horizon Europe. O projeto foi aprovado pela Comissão Europeia e o valor atribuído à AML é de 238 227,50 €.

Fase de desenvolvimento dos trabalhos

Os trabalhos do SMARTER estão ainda numa fase preparatória, estando previsto o início formal do projeto em junho de 2025 e término em maio de 2029.

Actualizado a 19/03/2025
To top