Área Metropolitana de Lisboa identifica oportunidades de financiamento e de capacitação técnica dos atores metropolitanos
A participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) faz parte do conjunto de atribuições das áreas metropolitanas definidas por lei.
A Área Metropolitana de Lisboa promove também a identificação de oportunidades de financiamento e de capacitação técnica dos atores metropolitanos. O trabalho desenvolvido neste âmbito está articulado com a Estratégia Regional de Lisboa AML 2030, desenhada em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, através da qual foi definido o quadro estratégico regional de referência para os programas e instrumentos a executar no seio da política de coesão 2021-2027, e a estratégia de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa para a década.
O AML.Oportunidades apresenta e divulga oportunidades de financiamento, estruturadas em cinco grandes áreas: inovação e competitividade, sustentabilidade ambiental e alimentar e mitigação de riscos naturais, coesão social e sustentabilidade demográfica, mobilidade e conetividade sustentável, e desenvolvimento urbano e mudança transformadora.
O sistema assenta na conceção de que a identificação e divulgação de informação regular sobre esta temática reduz os entraves no acesso a oportunidades de financiamento nacionais e internacionais, e que, através desta informação sistematizada, a Área Metropolitana de Lisboa está a contribuir para a construção de um território metropolitano mais forte, mais inovador, mais competitivo, mais coeso, e mais capacitado.
As oportunidades de financiamento são direcionadas para os municípios da Área Metropolitana de Lisboa e para os atores territoriais desta região, incluindo universidades, empresas, associações, juntas de freguesia, ONG, etc.
A criação da AML.Oportunidades tem como objetivo prioritário a identificação de oportunidades de financiamento -nacionais e europeus- no âmbito dos eixos prioritários da Estratégia AML 2030.
Questões relacionadas com a AML.Oportunidades podem ser colocadas para: amlcorreio@aml.pt, filipe.ferreira@aml.pt ou joao.lopes@aml.pt
Domínios de financiamento ativos
A Área Metropolitana de Lisboa tem vindo a desenvolver um trabalho de identificação e divulgação de oportunidades de financiamento que venham contribuir para o desenvolvimento territorial, económico e social da região da região, prosseguindo as suas competências.
Estas oportunidades de financiamento estão relacionadas com o desenvolvimento Urbano e Mudança Transformadora e a Coesão Social e Sustentabilidade Demográfica.
Este esforço visa apoiar os municípios na captação de recursos financeiros destinados à implementação de projetos alinhados com as necessidades e potencialidades locais.
A AML.Oportunidades vem desta forma apresentar um conjunto de oportunidades de financiamento, no âmbito dos domínios da Inovação e Competitividade e da Sustentabilidade Ambiental e Alimentar e Mitigação de Riscos Naturais, patentes na presente listagem e com o respetivo desenvolvimento no documento em anexo.
- FutureFoodS
- Parceria Agroecologia
- Conselho Europeu da inovação (CEI)
- Conselho Europeu da inovação (CEI) – Short aplicattion
- Empresa Comum para uma Europa Circular de Base Biológica (CBE JU)
- Conselho Europeu de Inovação e Agência Executiva para as PME (EISMEA)
- Biodiversa+
- PREMIERE – Iniciativa de Financiamento inicial
- Missão Oceano & Águas- SpongeWorks chamada Regiões Associadas
- Projeto FORWARDS
- Fornecimento Seguro e Competitivo de Energia Sustentável
- INTERREG Área Atlântica 2021-2027
- Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA)
- Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST)