Facebook Twitter Linked In Mais opções

Carris Metropolitana

Continuidade na revolução dos transportes

A Carris Metropolitana, lançada em abril de 2022, vem dar continuidade a uma revolução, sem paralelo, na mobilidade da região metropolitana de Lisboa, que tem por objetivo a promoção da qualidade de vida e uma alteração da repartição modal a favor dos transportes públicos e da mobilidade sustentável.

O investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros realizado com a operação da Carris Metropolitana permite aumentar substancialmente o serviço de transporte rodoviário, traduzido em mais carreiras, mais percursos e circulações, autocarros mais modernos, mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis, e mais qualidade no serviço prestado.

A rede de serviço de autocarros, desenhada pela Área Metropolitana de Lisboa em conjunto com os 18 municípios, serve aproximadamente 2,8 milhões de potenciais utilizadores.

As melhorias, implementadas gradualmente, têm ainda em consideração uma integração tecnológica e um planeamento e ajustamento do serviço às necessidades existentes, a promoção da pontualidade, regularidade, confiabilidade do sistema e uma maior simplificação das redes e serviços a prestar.

A sustentabilidade ambiental está também a ser promovida, através da renovação e qualificação da frota, com uma diminuição da idade média dos autocarros de 15 anos para menos de um ano, e a inclusão de uma cota de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, com medidas de eco-condução, condução económica, segura e confortável.

Está em curso uma melhoria do foco e atenção ao passageiro, com o alargamento da rede de vendas e serviços de apoio e gestão centralizada da informação.

Site oficial

Actualizado a 16/01/2024
To top