Facebook Twitter Linked In Mais opções

Estratégia Regional de Lisboa – AML 2030

Estratégia unificada

A Estratégia AML 2030 resulta de um trabalho conduzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) e pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), entre novembro de 2019 e março de 2020.

A definição da estratégia, que está suportada num intenso processo de auscultação de atores estratégicos regionais, teve por base os documentos “AML Horizonte 2030. Elementos para uma reflexão estratégica” (AML, 2018) e “Para a Estratégia 2030 da Região de Lisboa e Vale do Tejo” (CCDR LVT, 2018).

A elaboração deste documento baliza uma estratégia única e transversal para toda a área metropolitana de Lisboa e orienta a lógica de afetação de investimentos públicos da administração central para as grandes prioridades da região.

A estratégia AML 2030 está construída em cinco domínios temáticos: inovação e competitividade, sustentabilidade ambiental e resiliência aos riscos, capacitação e coesão social, mobilidade e conetividade sustentável, e desenvolvimento urbano. A abordagem delineada tem ainda em conta três domínios que são transversais a toda a estratégia: cultura e inovação, ação climática e sustentabilidade demográfica.

A sua conclusão, em junho de 2020, coincidiu com a emergência dos primeiros sinais dos impactes sociais e económicos da crise de saúde pública, ocasionada pela epidemia da doença COVID-19, que tanto afetou Portugal, a União Europeia e o Mundo.

O documento procurou ser suficientemente flexível e atualizado para responder com elevada eficácia à evolução social e económica conjuntural dos tempos atuais. Para esse efeito foi realizada uma ponderada auscultação das 18 autarquias e de peritos sobre as eventuais ameaças e oportunidades que se colocam nos dias de hoje à AML.

A regular e sistemática monitorização que se iniciou com a conclusão desta estratégia, permitirá verificar, e eventualmente ajustar, a adequação do posicionamento aqui preconizado com os desafios sociais e económicos colocados, a médio e longo prazo.

Actualizado a 2/08/2023
To top