“Muralizar” a cultura
Plataforma digital que funciona como um espaço colaborativo, em rede, de dinamização e promoção dos artistas e criação artística para todos, de valorização do património natural e cultural da região.
Serve também como portal de divulgação das agendas culturais dos 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa.
Mural 18 – programação cultural em rede em 2021
A AML e os seus 18 municípios dinamizaram, em 2021, uma programação cultural em rede, designada Mural 18, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, sob o lema “muralizados no apoio à cultura”.
Através desta iniciativa, que teve uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de Euros, foi desenvolvida uma programação cultural na região metropolitana de Lisboa, que uniu agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.
Num momento especialmente delicado para o setor cultural, e para os agentes e estruturas envolvidas na sua conceção, produção e dinamização, os municípios da área metropolitana de Lisboa, de uma forma unânime, concertaram sinergias e vontades, e montaram uma programação com impacto na subsistência de quem faz da cultura a sua vida, mas que foi simultaneamente uma tomada de posição clara acerca da importância das atividades culturais na vida da nossa comunidade.
Através do Mural 18 os municípios da Área Metropolitana de Lisboa desenvolveram em 2021 um conjunto de eventos em múltiplas áreas artísticas prioritariamente ao ar livre, e em espaços que serviram para valorizar o património cultural e paisagístico do nosso território.
A programação arrancou no mês de janeiro de 2021, e contemplou múltiplos eventos culturais em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, incluindo festivais de teatro, ciclos de concertos, concurso de DJ, jazz nos miradouros, dança contemporânea, encontro de escritores, conferências, pintura de murais e exposições, entre outros.