Plataforma ao serviço da atividade física
Assumindo que a prática da atividade física e do desporto, dirigida para todos os cidadãos, é reconhecida como fundamental para a manutenção da saúde e um meio essencial de educação e formação da cidadania, a AML desenvolveu o Observatório Metropolitano do Desporto e da Atividade Física.
A plataforma digital, que resultou de um processo de construção e articulação entre a Área Metropolitana de Lisboa, os seus 18 municípios e a Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona deHumanidades e Tecnologias, faz um retrato do território, alicerçado num vasto conjunto atualizado de indicadores, constituindo-se como um importante instrumento ao serviço de melhores políticas para o desporto e para a atividade física em toda a região metropolitana.
O observatório tem como grandes objetivos a elaboração de uma análise atualizada da realidade desportiva existente na região metropolitana e a construção de um instrumento de apoio à decisão e à definição de estratégias de gestão do território, conjugando múltiplas dimensões de intervenção com os diferentes agentes que trabalham no terreno.
Os seus três pilares são a análise da oferta de infraestruturas desportivas, a análise comparada da participação em atividades físicas e desportivas e a caracterização e diagnóstico da oferta dessas atividades.
Numa primeira fase foi feito o levantamento da situação e a construção da infraestrutura tecnológica de suporte de dados. Na fase seguinte, foi elaborada a base de dados e o desenvolvimento do portal do observatório. A terceira fase foi o início de funcionamento do portal, com acesso ao público, e a quarta, serviu para apresentar e divulgar o portal e para a realização de trabalhos de monitorização, ajuste e atualização.
O Observatório é, desde o seu lançamento em maio de 2021, um instrumento essencial para a promoção da cultura desportiva metropolitana.